Programação Scratch

Porquê aprender a programar?

A aprendizagem de conceitos relacionados com a programação é, hoje em dia, muito importante. Não apenas porque ser programador é uma profissão com boas perspetivas de emprego, mas principalmente porque permite desenvolver diversas competências, tais como:

  • Raciocínio lógico
  • Resolução de problemas
  • Sentido crítico
  • Criatividade

Existem várias linguagens de programação por blocos, que foram desenvolvidas, especialmente, a pensar em miúdos que dão os primeiros passos na programação.

Uma dessas linguagens é o Scratch, sobre o qual estes livros contém várias atividades e projetos. 

Pretende-se que se aprenda a programar e a criar aplicações, como jogos ou histórias interativas, que vão ao encontro dos conteúdos e temas que os alunos aprendem nas aulas de matemática, estudo do meio, português e outros temas, consolidando conceitos e temáticas. É também uma forma de iniciação e de aprendizagem dos conceitos nesta área, para o caso de, mais tarde, quererem aprender linguagens de programação mais avançadas.

Em programação não há soluções únicas, por isso as atividades e projetos podem ser resolvidas como estão no livro, mas também podem tentar resolver de outra forma. Pois, há sempre várias formas de resolver o mesmo projeto ou atividade. É desafia-los…


Disponível aqui                                                                  Disponível aqui



Programação Scratch no 1º ciclo e a relação com o currículo


Projeto 1. A minha localidade
 (página 18)

Se o projeto for planeado com antecedência, os alunos podem fazer esta atividade recolhendo fotografias com o telemóvel e trazê-las para a aula ou outro dispositivo ou então optamos por pesquisar imagens na internet.

Relação com o currículo

Projeto 1

Articulação:

Unidade:
Ano de Escolaridade
A minha localidade
Estudo do meio


Meio local

3º e 4º ano

Em qualquer dos casos não se esqueça de insistir nos direitos de autor e abordar a questão da identificação das fontes.

Para exemplificar utilizei esta fotografia que recolhi na minha aldeia (Limãos) perto da serra de Bornes, mas podia ter utilizado outras daqui (álbum raízes



Experiências com as atividades dos livros Programação Scratch.


Atividade 6 - Corrida de Carros na Escola de São Vicente  aqui